Saiba como criar relevância para seu canal artístico do Youtube.
10 dicas fundamentais para o seu vídeo ficar melhor posicionado nas buscas.
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1 – Suba o vídeo com foco na música
Antes de realizar o Upload do seu vídeo no seu canal, insira as palavras-chave no nome do arquivo (exemplo: “Vidinha-de-balada-henrique-e-juliano”). Isso facilita o entendimento do Youtube sobre qual é o tema principal do seu vídeo. Otimize seu vídeo para a música que está sendo cantada
(Não tente pegar gancho em outras músicas famosas, por exemplo, se você gravou um cover da nova música do Henrique e Juliano, não use a tag Jorge e Mateus ou Gusttavo Lima) trabalhe tudo em cima de Henrique e Juliano.
2 – Crie um título
O título é um dos pontos mais importantes do seu vídeo, é ele que vai informar aos motores de busca qual o conteúdo abordado – afinal, assim como imagens, o Google/Youtube não “lê” o que está sendo falado nessa mídia. Ao criar o seu título não ultrapasse os 100 caracteres. Inclua, sempre que possível, as palavras-chave no início e, se for o caso, o nome da sua empresa: “Henrique e Juliano – Vidinha de Balada – Cover Artista X ” . Lembre-se: as pessoas procuram as músicas e cantores famosos, só depois conhecem os demais.
3 – Inclua uma descrição completa, com letra da música e créditos
Após o título, a descrição também serve para informar aos motores de busca do Google / Youtube – assim como o usuário – sobre o conteúdo do vídeo. Muita gente não vai ler a descrição, mas os motores do Youtube vão ler e atribuir pontos para o algoritmo. Importante: somente os primeiros 150 caracteres dos 5.000 permitidos vão aparecer nos resultados em uma pesquisa no Google, por exemplo.
Essa ajuda é fundamental para incentivar o internauta a entender que você está abordando o tema que ele procura e levá-lo a clicar no seu vídeo.
4 – Faça o uso das Etiquetas ou Tags (É a mesma coisa)
O Youtube está em constante mudança e normalmente, temos que estar sempre atualizados quanto as novidades, porém, na data de hoje o uso das etiquetas (tags) é um dos fundamentos principais para ranking de vídeos, ATENÇÃO, não utilize tags que não tenham relação com o conteúdo do seu vídeo, música cantada.
O YouTube recomenda até 120 caracteres (espaçamento incluso) no total. Isso dá em média cerca de 15 palavras. Não utilize menos que 5 Tags.
5 –Imagem de destaque (miniatura) ou Thumbnails
São as imagens estáticas que aparecem no seu vídeo antes do play. O YouTube retira as “miniaturas” de uma parte do seu vídeo para gerar a capa automática, porém, o ideal é que você crie sua capa de forma que chame muita atenção do usuário do Youtube, isso irá fazer seu vídeo receber mais cliques.
6 – Incentive os comentários e “joinhas” (curtidas na linguagem do Youtube)
A ideia é incentivar a interatividade através de comentários. Deixe sempre a opção de comentários liberada, porém, fique atento a comentários maldosos e xingamentos, interaja sempre, mas não entre em brigas com os internautas, apenas delete e bloqueie a pessoa. Quanto mais interações no seu vídeo, melhor.
7 – Compartilhamento e função Incorporar vídeo
O Youtube disponibiliza o compartilhamento para a divulgação do link em outras redes sociais como Facebook o próprio Google Plus, na “bio” do Instagram, entre outros. Permite também, a incorporação, que é usada em sites, portais e blogs. Quanto maior a divulgação nas variadas mídias, maiores são as chances dele ser visualizado e favorece o ranqueamento no Youtube.
Outros favores ligados aos pontos 6 e 7 são “Gostei / Joinha”, “Adicionar aos favoritos”, “Listas de Reprodução” e “Links” apontando para o vídeo também são fatores relevantes
8 – Idade do canal e do vídeo e frequência de envio de vídeos
O Youtube favorece canais “maduros” e com recorrência de uploads de vídeos. Na dúvida, comece seu canal hoje e sua frequentemente seus vídeos, se atentando a todos esses pontos. No caso de seus vídeos não serem de muita qualidade no início, lembre-se dessa frase “O FEITO É MELHOR QUE PERFEITO” comece e depois renove, aumente a qualidade e delete os ruins.
9- Duração do vídeo
No Youtube Analytics o campo de “Retenção de Público” mensura durante quanto tempo seus vídeos conseguem manter o interesse do público.
Veja em que ponto médio seu público perde o interesse no seu vídeo. Analise frequentemente todas as opções do Analytics, para ir aperfeiçoando os pontos fortes do seu canal.
10 – Quantidade de inscrições no canal + Visualizações do Canal
Inscritos
Quanto mais inscritos, maior a “relevância” do canal para a máquina (Youtube) , mantenha a criação frequente de vídeos e nunca deixe de convidar no inicio e se possível no fim dos vídeos, para que as pessoas inscrevam-se no canal e recebam os seus vídeos em primeira mão. Peça para habilitarem a opção “sininho” , assim serão notificas.
Visualizações do canal
O Google considera cada vez mais importante o número de visualizações gerais do canal, isto é, a soma de todos os seus vídeos. Reforço aqui a dica para uso da ferramenta de analise de dados do seu canal o “Analytics” para saber tudo sobre “Analytics” no Youtube, CLIQUE AQUI e baixe agora mesmo o E-book Youtube para Música.
Resumo:
O Youtube é uma das principais ferramentas para uso dos artistas, e você está aplicando em sua carreira?
Como você faz para postar seus vídeos, segue esse passo a passo?
Sobe um vídeo corretamente para a ferramenta?
Como você utiliza o Youtube no Lançamento de sua nova música?
Como você utiliza o Youtube no Lançamento de um clipe por exemplo?
Como você faz para aumentar a quantidade de seguidores do seu trabalho, da sua carreira, já transforma seguidores em fãs verdadeiros?
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Espero que você tenha gostado dessa postagem e se gostou já sabe né?
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Um grande abraço …
felicidades SEMPRE!
Douglas Inácio.