Vamos começar este tópico com uma pergunta simples: Você já tem uma página no Facebook? Se você é um artista, já deve ter uma base de fãs, pessoas que acompanham seu trabalho, que assistem a seus vídeos que querem se sentir como se estivessem mais perto de você e, para isso, o ideal é criar uma página no Facebook.
Mas por que ter uma página e não um perfil pessoal? Essa pergunta é simples de responder. A página é uma ferramenta própria do Facebook para divulgação e reunião de fãs, deferente do perfil. O perfil é voltado para pessoas e seus vínculos de amizade de familiares, o perfil é o lugar para compartilhar um status de maneira mais pessoal.
A página é um espaço profissional, então, se você entende que sua carreira é algo profissional, criar uma página deve ser o primeiro passo para começar a divulgar para começar a se tornar mais conhecido. Portanto, todo artista sertanejo deve ter uma página no Facebook. Criando a página fica fácil fazer uma divulgação segmentada pela maior rede social do mundo, sem gastar muito. Agora, vamos aprender como deve ser o Facebook de um artista.
Para começar com o pé direito em sua página, faça postagens regularmente. Dessa forma, a ferramenta do Facebook entende que sua página é ativa e tem relevância e vai facilitar a busca por ela, aumentando a sua visibilidade. Se você criar uma página, mas não alimentá-la, o Facebook entende que sua página não tem conteúdo relevante para mostrar para as pessoas. Se você quer saber o que postar e como gerar engajamento, clique aqui.
Agora, você já tem a página e já sabe que precisa fazer postagens com certa regularidade. Vamos correr atrás de curtidas. Curtidas podem ser compradas, mas da forma correta. Se você comprar pacotes de curtidas, você terá milhares de curtidas de pessoas aleatórias, mas seu engajamento será baixo, porque, nesse caminho, as pessoas que curtem, muitas vezes são perfis fakes ou do oriente médio e elas não interagem, são apenas um número.
O seu objetivo principal com uma página no Facebook é se tornar conhecido dentro do público que gosta sertanejo, assim você terá números de curtidas de pessoas que, realmente, farão com que você se torne conhecido e grande no Facebook.
Esse engajamento positivo é possível quando você promove sua página. Você pode usar os anúncios do Facebook de muitas maneiras, descubra aqui quais são os tipos de anúncios que você pode fazer. Em algum lugar na sua página, você encontra um botão de comando com o nome “Promover”. Você pode promover somente uma postagem, um produto ou você pode promover sua página.
Quando você promove uma página, você pode segmentar o público que você considera ser o seu, como, por exemplo, os fãs do Luan Santana entre 15 e 45 anos que moram em São Paulo. A partir disso, sua página irá aparecer como sugestão de curtida para as pessoas que se enquadram nos critérios que você escolheu.
Fazer esse tipo de anúncio não é de graça, mas não é caro. Simplesmente, você pode escolher quanto você quer gastar e por quanto tempo, basta selecionar a opção que permite isso e colocar o valor que você pretende gastar em determinado espaço de tempo.
Se você pretende promover sua página, mas não sabe como, confira o vídeo tutorial do Douglas Inácio ensinando como fazer um anúncio no Facebook passo a passo.