O sonho de qualquer pessoa que posta um vídeo no Youtube é o vídeo viralizar. Mas para que isso se torne realidade, só existem duas formas: a sorte ou o planejamento. O mais fácil é o planejamento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para um vídeo viralizar é preciso planejamento. Alguns especialistas do assunto, apontam três pilares como responsáveis para a viralização. Se estes três pilares estiverem fortes, seu vídeo será um sucesso.
O termo viralização veio de vírus (aquele lá, das ciências biológicas e da saúde, que transmite doenças para a gente). Uma pessoa com virose pode contaminar qualquer pessoa próxima a ela. Essa é a ideia com vídeos. Se alguém se contagia com um vídeo, faz com que as pessoas próximas também vejam.
Agora, imagine uma mesa, ela precisa de quatro pernas para sustentar a base onde apoiamos coisas. Se uma das pernas estiver com defeito, ela ficará bamba. E se estiver faltando uma das pernas, ela não fica em pé e se torna inútil. Assim funciona o raciocínio da viralização, se seu vídeo tiver estes três pilares, com certeza, terá muitas visualizações. Mas se faltar um destes, somente a sorte para te ajudar… e é melhor não contar com ela.
#1
O primeiro pilar é encontrar um ponto em comum com a maioria das pessoas. As pessoas, todos os dias, fazem coisas iguais, e frequentam lugares parecidos. Todas pessoas têm necessidades básicas: comer, ir ao banheiro, tomar água. A maioria das pessoas frequentam ou já frequentaram a escola, já andaram de transporte público, andam na rua, gostam de viajar etc. Existem muitas situações parecidas em que todo mundo ou a maioria das pessoas já viveram.
Quando for produzir um vídeo, escrever um texto ou compor uma música, pense em algo que as pessoas se identifiquem. São situações, coisas, lugares, objetos, músicas que todos têm em comum, ou pelo menos, o público que você deseja alcançar. Você precisa ter certeza que as pessoas vão sentir a mesma coisa que você ao verem seu vídeo ou terem contato com seu conteúdo.
#2
O segundo pilar é levar as pessoas a um estado elevado de emoção. Além de algo em comum palpável, um vídeo precisa de algo mais forte e subjetivo, precisa fazer com que as pessoas sintam algum tipo de sentimento ao assistir.
Existem seis sentimentos primários, são: alegria, tristeza, raiva, nojo, surpresa e medo. Eles têm suas ramificações. Se as pessoas partilharem um desses sentimentos com seu vídeo, muito provavelmente, sairá compartilhando com os amigos e familiares.
Se você prestar atenção, todos os vídeos mais famosos da internet nos fazem sentir alguma coisa e reagir, seja rir, chorar, sentir raiva etc. Um exemplo é o “Para nossa alegria” que fez milhões de pessoas rirem muito.
#3
O terceiro pilar é fazer algo novo. Não venha com imitações ou vídeos que já caíram na rede. Seja original, pense em novas ideias. O que ainda não foi mostrado? Você não precisa descobrir o Brasil (até porque já fizeram isso antes de você), faça algo simples. Uma dica é pegar algo que já existe e olhar por um ângulo que ninguém viu.
Será que ninguém fez isso ainda? Para saber, procure descobrir o seu nicho. Pesquise por vídeos parecidos com o que você está pensado e, se já existir um com a mesma ideia central, melhor tirar o cavalinho da chuva.
As pessoas não gostam de ver conteúdos repetidos. O que você acharia se um cantor X lançasse um álbum com dez faixas esse ano e ano que vez ele lançasse outro álbum com, exatamente, as mesmas faixas do anterior. Você compraria?
Esses são os pilares para a produção de um vídeo viral. Colocando-os em prática, fica muito mais fácil você obter as visualizações de maneira orgânica, sem precisar divulgar, apenas as pessoas mostrando o conteúdo uma para as outras. Afinal, a melhor propaganda é o boca a boca.